Você costuma tomar cuidado para evitar fraudes no cartão de crédito ou é daquelas que salvam os dados em todos os sites pelo celular, sem se preocupar com a segurança?

Um levantamento realizado pela Psafe, empresa especialista em desenvolvimento de aplicativos de segurança, performance e privacidade para celulares, revelou que entre janeiro e agosto deste ano foram detectados 920 mil golpes na internet, com o objetivo de roubar dados financeiros de consumidores para clonar cartões de crédito.

No mesmo período, esse número saltou para 5,8 milhões em relação à tentativa de roubo de dados bancários.

Apenas em julho, a empresa detectou 343 mil ataques. Isso é resultado de um hábito simples que muitas de nós praticam constantemente no dia a dia: clicar em links de origem desconhecida que chegam através das redes sociais, como WhatsApp e Facebook Messenger.

Mas isso também pode ocorrer ao fazer compras online ou em estabelecimentos físicos.

Com a chegada das fintechs e bancos digitais, ter um cartão de crédito ficou ainda mais fácil, mas isso não quer dizer que você não precisa se precaver.

Para te ajudar a se proteger de possíveis fraudes no cartão de crédito e toda a dor de cabeça que vem junto com esse acontecimento, separamos 4 tecnologias para ficar de olho na hora de utilizar o seu cartão.

1 – Biometria facial

O futuro tecnológico chegou e com ele veio a biometria facial para evitar que seus dados sejam roubados.

Pode até parecer algo de filme, mas essa já é a realidade de alguns segmentos que envolvem dinheiro.

Ao utilizar produtos com essa ferramenta, você terá mais uma opção para se proteger.

2- Inteligência artificial

Pode até parecer que a inteligência artificial dos robôs dominará o mundo, mas na realidade ela vem ajudando a proteger o seu cartão de crédito de fraudes financeiras.

Através dessa tecnologia, é possível descobrir anomalias de dados por meio das análises das transações e rapidamente identificar uma operação fraudulenta.

3- Criptografia

Talvez a criptografia seja a tecnologia mais conhecida e de extrema importância. Trata-se de uma codificação de informações, que transforma dados em códigos que dificultam a leitura por pessoas não autorizadas.

Dessa forma, apenas quem recebe uma chave específica tem acesso ao que está escrito.

4- Aplicativo de segurança

Outra opção é instalar aplicativos de segurança no seu aparelho que monitoram a movimentação do seu cartão de crédito.

Um exemplo desse tipo de tecnologia é o First Performance (Android e IOS), que tem a função de enviar alertas cada vez que o seu cartão for utilizado.