Muitas pessoas ainda escolhem a poupança para guardar seu dinheiro.

Acontece que isso ainda ocorre pelo fato de as pessoas acabarem acreditando em mitos que nos deparamos no nosso dia a dia.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com 5 mentiras contadas sobre investir na poupança.

Mito 1 – A poupança oferece rendimentos garantidos.

Não pense que é só colocar dinheiro na poupança para começar a ganhar. Muito pelo contrário!

O conteúdo disponibilizado na Bússola do Investidor é protegido pela legislação brasileira de direitos autorais. Não o reproduza em meios de comunicação sem autorização.

Com o cenário econômico atual, estamos em uma situação onde a rentabilidade real da poupança está negativa. Ou seja, o investidor está na verdade perdendo dinheiro.

Mito 2 – A poupança é totalmente segura

Muitos investidores investem na poupança em busca de um porto seguro. Acham que independente do que aconteça seu investimento estará à salvo. Isso é mentira!

Apesar de a poupança ter um risco muito baixo, ela não é o investimento menos arriscado. Você pode sim perder o dinheiro que está aplicado na poupança.

Mito 3 – Melhor opção para quem tem pouco dinheiro

Muitos investidores começam a investir na poupança porque a maioria dos bancos não exige um valor de investimento mínimo. Fica muito fácil investir valores pequenos.

No entanto, a poupança não é a única opção para quem tem pouco dinheiro para investir. Muito menos a melhor delas.

O Tesouro Direto é do governo brasileiro e tem o objetivo de vender títulos públicos diretamente aos investidores físicos. O valor de investimento mínimo é de R$ 30 e você faz o investimento pela internet, sem sair de casa.

Mito 4 – O meio mais barato de investir

É verdade que ao investir na poupança seu investimento escapa de altas taxas de administração que ele teria que pagar em determinados fundos de renda fixa. No entanto, isso não quer dizer que não existam alternativas melhores.

Para começar, os bancos podem cobrar tarifas pelos saques realizados na poupança a partir do segundo saque mensal. Além disso, os bancos também podem cobrar pela transferência de dinheiro da conta poupança para outra conta, mesmo que ela seja da mesma titularidade.

Mito 5 – Investir dinheiro é muito difícil

Apesar de investir na poupança ser relativamente fácil (só precisa de RG, CPF e comprovante de residência), você ainda tem que ir pessoalmente até a agência bancária para fazer isso.

Para a grande maioria dos outros investimentos, nem sair de casa você precisa. Basta estar conectado à internet para acessar sites e aplicativos e tomar suas decisões.