Ele pode ser prático, cheio de vantagens e facilitar muito a vida.
No entanto, é a conta de deixar o bom senso de lado por alguns instantes e ele já logo mostra o poder que tem para avacalhar suas finanças e criar uma enorme dívida.
Na verdade, o uso do cartão de crédito acontece com tanta facilidade por um fator psicológico.
Quando você percebe o dinheiro saindo da carteira, a experiência é mais dolorosa. O bom senso naquele momento pode atuar de forma mais incisiva, te levando a negociar um desconto ou mesmo desistir da compra.
Com o dinheiro de plástico, este efeito visual desaparece e você nem sente que está gastando.
Sendo assim, listamos alguns erros que são cometidos com cartão de crédito. O aprendizado é sentido no bolso, do modo mais difícil.
Pagar a fatura com atraso
Pagar a fatura do cartão depois do vencimento significa arcar com dois custos a mais: 2% de multa sobre o valor total e 1% de juros de mora.
Fique atenta ao calendário e não deixe a data passar.
Aumentar o limite
Muita gente cai na besteira de considerar o crédito uma extensão da própria renda. As compras parceladas as vezes se tornam tão diluídas que o gasto em excesso fica cada vez mais difícil de perceber.
Sendo assim, o impulso para pedir o aumento do limite é mais um passo rumo ao precipício das suas finanças. Não ceda à tentação de gastar cada vez mais no crédito e procure encurtar seu limite o máximo que puder.
Pagar somente o valor mínimo
Esta é uma ciladas mais perigosas. Os juros do rotativo do cartão de crédito são os mais caros praticados no mercado, de acordo com o Banco Central.
A incidência chega a 395% ao ano. Quando você deixa de pagar o valor integral da fatura e opta pelo mínimo, o mês seguinte vem com juros altíssimos em cima do valor que deixou de ser pago.
Deixar de checar a fatura
Ser negligente com o valor da sua fatura pode te fazer desperdiçar dinheiro sem necessidade. Não raro vemos por ai notícias de fraudes.
Se não for um desses casos, você pode dar o azar de ser cobrada indevidamente em alguma compra do mês. Confira todos os valores e guarde os seus comprovantes para checar os gastos.
Pagar cartão de crédito internacional sem necessidade
Se você não viaja para o exterior com frequência e nem faz compras online em sites estrangeiros, qual o sentido de usar um cartão de crédito internacional?
As tarifas e a anuidade são mais caras. Se ele a funcionalidade não for realmente útil para você, troque por um nacional.
Deixar um comentário