Você com certeza conhece alguém que possui problemas para lidar com o seu dinheiro e muitas vezes precisa pedir emprestado para manter as contas em ordem.

No entanto, esse fato não diz tanto sobre a pessoa, já que existem dois tipos de dívidas: as boas e as más.

O primeiro tipo é quando os prazos de pagamento são compridos e não existe inadimplência no nome do sujeito.

Já o segundo, uma reputação negativa é construída, geralmente, por questões como a falta ou o atraso no momento de pagar uma dívida.

Este tipo de imagem, hoje em dia, é conhecido como Score. A partir dele as empresas de crédito poderão avaliar se é ou não arriscado emprestar dinheiro para determinada pessoa.

Quanto mais alto for o seu Score, menor será o risco que você apresentará para as empresas e maior será a chance de você conseguir fechar um negócio ou solicitação de crédito com elas.

Como o Score é definido?

Tudo ocorre por conta do seu CPF, pois é nele que todas as cobranças feitas no seu nome ficam registradas.

Dessa forma, todas as empresas de crédito, como o Serasa, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), dentre outras, sabem se você possui ou não muitos cartões de crédito e se faz o pagamento dos mesmos corretamente.

Tudo isso entra em um cálculo do qual gera pontuações boas e ruins.

Para saber como a sua está, basta entrar em contato com as empresas de cadastro de inadimplência no site oficial de cada uma.

Como melhorar o meu Score?

Existem algumas formas de conseguir melhorar o Score e conquistar uma boa imagem para as empresas de crédito, até mesmo se você for uma Distribuidora de peças para trator em GO.

Conheça agora 3 dicas para você melhorar a sua pontuação:

Mantenha seu nome limpo

Se você está negativado e deseja aumentar o seu Score, o primeiro passo a ser tomado é limpar o seu nome, mesmo que seja com um site e-commerce.

Para fazer isso, você deverá entrar em contato com a empresa onde está a sua dívida e converse sobre as suas pendências.

Se a sua dívida for alta, você pode tentar renegociar: você pode conseguir um ótimo desconto nos juros.

Tenha contas em seu nome

Ter contas do dia a dia como água, luz ou internet no seu nome é uma boa maneira de conseguir melhorar a sua pontuação.

Isso irá garantir que as empresas de crédito vejam que você é um ótimo pagador, ou seja, cada uma das contas pagas corretamente será mais uma prova de que as empresas de crédito podem confiar em você, o que ajudará a aumentar o seu Score.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso que todas as contas sejam pagas corretamente, sempre mantendo a organização financeira.

Solicite crédito apenas quando necessário

Cada vez que você solicita crédito (seja no cartão, financiamento, crediário, etc), a empresa consulta o seu CPF.

Por conta disso, o ideal é evitar ter muitas consultas no seu nome, principalmente se for em pouco tempo.

Não é que esta consulta diminua o seu Score automaticamente, no entanto, se você possui muitas delas, o sistema irá entender que você está “desesperado” por um crédito e esse tipo de comportamento diminui a sua pontuação.

Portanto, evite criar várias solicitações ou pedir aumentos de limite muito altos.

É preciso ter em mente que o seu Score não irá aumentar do dia para noite, devemos ter paciência com o sistema e continuar fazendo a nossa parte.